O Grupo de Automação e Sistemas Integráveis (Gasi), do Instituto de Ciências e Tecnologia de Sorocaba, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), busca jovens pesquisadores motivados e bem qualificados para uma posição de pós-doutorado em eletrônica de potência e tecnologias para integração de recursos energéticos distribuídos.
As principais atividades do novo colaborador estarão relacionadas ao desenvolvimento de técnicas para o monitoramento e o gerenciamento energético em microrredes, visando a integração de recursos energéticos distribuídos em diferentes cenários de rede.
Para isto, espera-se que o colaborador seja capaz de integrar informações e sinais de controle relacionados aos diversos agentes distribuídos nas microrredes (medidores inteligentes, conversores eletrônicos, concentradores de dados, dentre outros), fazendo-se uso das mais diversas técnicas de processamento e análise de dados.
As metodologias propostas deverão ser validadas através de simulações computacionais e atividades experimentais, para as quais poderão ser construídos protótipos de pequena escala, com a participação direta do pesquisador selecionado. As atividades serão realizadas no Laboratório do Gasi em Sorocaba, sob supervisão do professor doutor Helmo Kelis Morales Paredes.
O candidato deve ter habilidades em eletrônica de potência (topologias, técnicas de controle, modulação, etc); modelagem de geradores distribuídos e armazenadores de energia; ferramentas de simulação computacional para circuitos elétricos e eletrônicos (PSIM, Plecs, Matlab/Simulink); programação (processamento digital de sinais, microcontroladores, FPGAs e DSPs, C / C ++, Python); projeto e implementação de PCB aplicadas ao condicionamento analógico e digital de sinais. Além disso, boas habilidades de comunicação são obrigatórias em português e inglês.
Espera-se ainda que os candidatos tenham bons conhecimentos sobre temas como: geração distribuída, qualidade da energia elétrica, estimação de impedâncias de rede; teorias de potência; reconhecimento de padrões; técnicas de inteligência artificial; mineração de dados; estatística; tecnologias de comunicação; técnicas de otimização.
As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail até o dia 5 de setembro de 2022, com a documentação anexada. As inscrições devem ser dirigidas ao Prof. Helmo Kelis Morales Paredes (helmo.paredes@unesp.br), considerando o assunto “Application for PD_2022 – candidate name”.
Para candidatura, deve-se anexar ao e-mail: (I) carta de motivação, (II) duas cartas de referência; (III) Curriculum Vitae com artigos publicados e evidenciando as habilidades para condução do projeto; (IV) Certificado/Atestado de conclusão do Doutorado.
Seleção
A seleção será feita principalmente com base em: (I) currículo dos candidatos e na carta de motivação e (II) por uma entrevista em videoconferência com candidatos selecionados, na qual as habilidades serão verificadas e outros aspectos poderão ser discutidos.
O candidato selecionado receberá uma bolsa de Pós-Doutorado da Unesp no valor de R$ 6 mil mensais e uma reserva técnica para pesquisa de R$ 28 mil, que deverá ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa. Duração: 12 meses, com início previsto a partir de 1º de dezembro de 2022. (Com informações da Unesp Sorocaba)