23/1/2023
Passeio cultural levará público para conhecer lugares de memória do fascismo em Sorocaba
O historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro realiza no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, um Passeio Cultural evidenciando os lugares de memória do fascismo e do antifascismo em Sorocaba na década de 1930. A atividade terá início às 9h, a partir da Praça Frank Speers (Largo do Líder), na Vila Santana.
De lá, os participantes seguirão para a rua Álvaro Soares, rua Souza Pereira, Largo do Rosário, rua Dr. Braguinha, rua XV de Novembro, rua da Penha, Praça Cel. Fernando Prestes e Praça Frei Baraúna.
A participação é gratuita. Os interessados devem fazer suas inscrições antecipadamente, pelo e-mail amascarenhas@sorocaba.sp.gov.br contendo os seguintes dados pessoais no corpo da mensagem: RG, CPF, nome completo e idade. Será aceita somente uma inscrição por e-mail. São oferecidas 30 vagas.
O passeio é a contrapartida pelo recebimento do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura de 2022. Carlos Cavalheiro foi um dos vencedores com o livro “O Legado de Pandora”, publicado em 2021 pela Editora A. R. Publisher, do Paraná.
Trata-se de um romance que mescla fatos históricos com ficção. Na obra, ambientada na década de 1930 em Sorocaba, o professor Claudio se engaja na luta contra o fascismo, representado naquela época por diversas vertentes como o integralismo, o franquismo e o fascismo italiano.
O auge da luta antifascista em Sorocaba ocorreu no dia 11 de julho de 1937, quando militantes antifascistas – de diversas correntes ideológicas – desmantelaram um comício integralista na Praça Coronel Fernando Prestes.
(Equipe Estudos em Sorocaba & Região