10/7/2023
Congresso Internacional de Educação
rende parcerias para Votorantim
O município de Votorantim estabelecerá parceria com educadores que participaram do 9º Congresso de Educação e 1º Congresso Internacional de Educação, realizado na terça e quarta-feira passadas, no Auditório Municipal Francisco Beranger. Uma delas será com o renomado professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal.
Pacheco tem desenvolvido projetos de comunidades de aprendizagem, em que as propostas educacionais são experimentadas na prática, e se dispôs a passar seu conhecimento voluntariamente para professores da rede, que serão selecionados para compor a equipe.
Outra proposta recebida pela Secretaria da Educação envolve alfabetização, com a professora doutora Rosaura Soligo, coordenadora de projetos do Instituto Abaporu, parceiro de várias Secretarias de Educação no Brasil.
De acordo com a professora Isabel Cardoso, que integra a equipe da Secretaria da Educação e foi uma das responsáveis pela escolha dos palestrantes, a premiada professora Doani Bertan - idealizadora do projeto Sala8, que disponibiliza videoaulas para estudantes surdos no Youtube -, voltará a Votorantim para falar mais de inclusão.
Já com relação a Paulo Fochi, membro de grupos de trabalho sobre pedagogias participativas, os professores do município o acompanham muito e têm feito essa troca. “Não é algo que foram dois dias só de Congresso, rendeu frutos para quem acredita numa educação de qualidade, quer estudar e deixar o trabalho ainda melhor”, afirma.
O Congresso, que teve como tema “Diálogos com o currículo à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, foi uma realização da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação. O evento contou com participação de professores da rede pública de Votorantim, além de representantes de prefeituras da região e de entidades ligadas ao setor de educação. Apresentações culturais de dança e teatro fizeram parte do encontro.
De acordo com a secretária de Educação de Votorantim, Suad Oliveira, este foi o primeiro congresso internacional da cidade. “Ficamos quatro anos sem ter congresso presencial e voltarmos ainda sendo internacional, isso nos deixa bastante orgulhosos”, comemora. Suad ainda destacou o nível de conhecimento dos profissionais que passaram pela cidade nestes dois dias, o que agregou muito aos professores da rede municipal.
A prefeita Fabíola Alves também falou com a reportagem. “Cada vez que a gente promove um evento como esse, de qualidade, a gente reverte isso pra nossa rede, valoriza mais os profissionais.”
A organização do Congresso ficou a cargo do grupo UP Educar.