Bem-vindo(a)

Encontre aqui a oportunidade para mudar de vida


blog112023concurso

Blog Acontece na Escola

1/1/2023


COLUNA DIÁRIO DE CLASSE

Por Daniela Jacinto


Ano inicia com expectativa de efetivação em concurso público da Educação


O novo ano começa com grande expectativa por parte de professores e demais profissionais da Educação que prestaram concurso em Sorocaba e cidades da região, entre elas Votorantim, Iperó e Araçoiaba da Serra. 


Em Sorocaba, especificamente, o concurso ofereceu oportunidades para auxiliar de educação, inspetor de alunos, secretário de escola, professor, diretor de escola, orientador pedagógico e vice-diretor de escola.


O edital foi lançado em 2020. Em 2021 começaram as chamadas e desde então, os concursados passaram a se reunir em grupos no whatsapp para trocarem informações.


Assim tem sido com os demais concursados de outras cidades, que têm feito lista de quem pretende assumir e acompanhado todas as publicações dos jornais oficiais para se informarem sobre as vagas abertas devido a aposentadorias. Também acompanham os chamamentos e dão dicas sobre os exames admissionais e demissionais, no caso de contratados.


Os grupos do whatsapp são bem atuantes e neste início de 2023 as mensagens são sobre esperança. Todos aguardam novo chamamento já para o os primeiros dias do ano.


Os comentários são de que sejam convocados pelo menos o número de vagas livres que sobraram do processo de remoção de professores (2022) e as vagas de aposentadoria que foram publicadas. 


Quem prestou concurso sabe como é difícil controlar a ansiedade e ter de aguardar pelo chamamento. 


Aliás quando se toma a decisão de concorrer a uma vaga, todas as fases são como viver um passo a passo em que é preciso lidar com as muitas expectativas. 


A primeira coisa é encarar que serão dias de muito estudo para se preparar para o concurso. Ter a consciência de que se não reservar tempo para o estudo, as chances de passar são mínimas. Então é preciso se dedicar. 


Aí vem o dia da prova e de novo é hora de controlar o nervosismo... E  passou? Que nada! A pessoa sai da prova à flor da pele, pensando no que acertou e no que errou, mas tem de ter paciência e aguardar o resultado. 


Espera-se mais dias e tem novamente de aguardar, desta vez para saber que colocação conseguiu... E assim vai sendo a vida do concursado, uma gangorra de emoções até chegar o tal dia do chamamento.


Esta que aqui escreve também vive esse momento. Professora novata no que se refere ao chão de escola propriamente dito, no ano passado assumi uma vaga em Votorantim e agora aguardo por Sorocaba. 


Ao longo do ano, pretendo trocar informações nesta coluna sobre todas as etapas que envolvem o início da carreira de um professor da educação básica. Bora acompanhar? (Por Daniela Jacinto, da Equipe Estudos em Sorocaba)

Share by: