16/12/2021
Equipe da escola Antonia Lucchesi identifica 21 asteroides para a Nasa
Uma equipe formada por uma professora e quatro estudantes do 7º ano da Escola Estadual “Professora Antonia Lucchesi”, situada no Jardim Leocádia, zona norte de Sorocaba, identificou 21 asteroides para a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, enquanto participava do projeto de ciência cidadã “Caça Asteroides”, promovido pelo International Astronomic Search Collaboration (Iasc), que faz parte da agência espacial, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). “Em função do excepcional empenho, a Nasa nos concedeu certificados internacionais”, comemora a professora Yolanda Andrade.
De acordo com o regulamento, para participar era preciso formar equipe com até cinco membros, composta por um líder (professores, astrônomos ou maior de dezoito anos) e monitores (alunos aprendizes). Assim, integraram a equipe da escola a professora Yolanda, como líder, e os monitores Luiz Fernando Alves Santos, Caio de Andrade Nogueira, Ana Luiza Marçal de Oliveira, todos do 7º. ano A, e Beatriz de Andrade Leite, do 7º. ano B.
Yolanda explica que a equipe participou de quatro campanhas do projeto, em julho, agosto, setembro e outubro. “Na campanha de julho identificamos 6 objetos. Na de agosto identificamos mais 6. Na campanha de setembro foram outros 4 objetos e na de outubro mais 5 objetos, totalizando 21 asteroides identificados”, afirma a professora.
A identificação destes novos objetos celestes em movimento foi feita a partir da análise das imagens tiradas da região do Cinturão Principal de Asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, e tirada pelo telescópio Pan-Starrs, localizado no monte Haleakala, no Havaí.