Bem-vindo(a)

Encontre aqui a oportunidade para mudar de vida


blog16122021lucchesi

16/12/2021


Equipe da escola Antonia Lucchesi identifica  21 asteroides para a Nasa


Uma equipe formada por uma professora e quatro estudantes do 7º ano da Escola Estadual “Professora Antonia Lucchesi”, situada no Jardim Leocádia, zona norte de Sorocaba, identificou 21 asteroides para a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, enquanto participava do projeto de ciência cidadã “Caça Asteroides”, promovido pelo International Astronomic Search Collaboration (Iasc), que faz parte da agência espacial, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). “Em função do excepcional empenho, a Nasa nos concedeu certificados internacionais”, comemora a professora Yolanda Andrade.


De acordo com o regulamento, para participar era preciso formar equipe com até cinco membros, composta por um líder (professores, astrônomos ou maior de dezoito anos) e monitores (alunos aprendizes). Assim, integraram a equipe da escola a professora Yolanda, como líder, e os monitores Luiz Fernando Alves Santos, Caio de Andrade Nogueira, Ana Luiza Marçal de Oliveira, todos do 7º. ano A, e Beatriz de Andrade Leite, do 7º. ano B.


Yolanda explica que a equipe participou de quatro campanhas do projeto, em julho, agosto, setembro e outubro. “Na campanha de julho identificamos 6 objetos. Na de agosto identificamos mais 6. Na campanha de setembro foram outros 4 objetos e na de outubro mais 5 objetos, totalizando 21 asteroides identificados”, afirma a professora.


A identificação destes novos objetos celestes em movimento foi feita a partir da análise das imagens tiradas da região do Cinturão Principal de Asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, e tirada pelo telescópio Pan-Starrs, localizado no monte Haleakala, no Havaí.

Yolanda é professora representante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) da escola desde 2015 e afirma que o desempenho dos alunos, assim como o interesse por estes temas, vêm em uma crescente. “Eles foram inclusive premiados pessoalmente pelo nosso ministro astronauta Marcos Pontes em julho deste ano, quando o mesmo esteve aqui na cidade”, ressalta. Esse momento está registrado na foto ao lado.


Por conta dos desafios para aprofundar os estudos devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, Yolanda afirma que os alunos encontraram no programa Caça Asteroides uma oportunidade na área de pesquisa e também uma forma de participar da astronomia na prática ajudando a agência espacial. “Começamos durante as aulas virtuais, mas quando concluímos já havíamos voltado de forma presencial”, explica.


Na terça-feira passada, dia 14 de dezembro, a equipe recebeu certificados internacionais da Nasa durante evento da escola. Yolanda ressalta que a equipe sempre contou com todo o apoio do diretor da E.E. Antonia Lucchesi, Rafael Tadeu Santos.


Caça Asteroides é um programa que tem como objetivo popularizar a ciência entre cidadãos voluntários, que podem participar da astronomia prática e têm a oportunidade de se descobrirem capazes de fazer descobertas astronômicas originais. 


O programa, de abrangência nacional e internacional, conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTI, Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, e da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc). 


Não há necessidade de conhecimento prévio para participar da campanha,  os interessados recebem informações e treinamento online. (Por Daniela Jacinto, da equipe Estudos em Sorocaba)

Share by: