Bem-vindo(a)

Encontre aqui a oportunidade para mudar de vida


blog18012022ensina

18/1/2022


Professores surpreendem alunos de Piedade e transformam releitura de obra em animação


A proposta de um trabalho escolar envolvendo parceria entre os professores de Língua Portuguesa e de História rendeu uma agradável surpresa para 25 estudantes da Escola Estadual Professora Leonor Oliveira Martins, situada na zona rural de Piedade. O que seria “apenas” uma releitura do clássico “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, transbordou para além da Literatura e alcançou viés de cinema com a animação produzida a partir dos textos e desenhos criados pelos alunos. 


Participaram do projeto estudantes do 6º ao 9º ano do fundamental, mas de acordo com a professora Simone Amâncio, de Língua Portuguesa, alguns alunos do 1º ano do ensino médio gostaram da proposta e também acabaram se envolvendo. 

Simone afirma que é apaixonada por literatura e queria trabalhar algo que fosse envolvente e cativante para os alunos, ainda mais porque estavam retornando as aulas após a pandemia. 


Veio então a ideia de um projeto com o clássico O Pequeno Príncipe, em parceria com o professor Rodrigo Ayres de Araújo, conhecido como Barão do Pirapora. Trabalho que contou com apoio do diretor Valdir de Paula Ferreira. "O segredo de um projeto ser bem sucedido na escola depende do apoio e sensibilidade da gestão", afirma Rodrigo.


De acordo com Simone, ambos queriam desenvolver algo que marcasse suas despedidas daquela escola, onde atuaram por muitos anos. “Consegui trabalhar os elementos da narrativa, a magia do livro, e a parceria do Rodrigo foi fundamental para concretizar tudo”, explica a professora.

Enquanto a obra foi detalhada nas aulas de Língua Portuguesa, onde além dos textos os alunos fizeram os desenhos, coube ao professor Barão trabalhar com a digitalização das imagens, inserir a narração e dar o toque final à animação. “Sinto gratidão a Deus por ter conseguido fazer com que o engajamento de tantas pessoas acontecesse, fazê-los perceber o quão é importante a participação e união de todos num projeto. Foram muitas aprendizagens! Essa obra nos ensina a cada dia, vale a pena ler, reler e vivê-la. Alguns já tinham lido anteriormente, mas não com esses olhos de hoje”, enfatiza a educadora.

O professor Barão afirma que criou esse projeto junto com a professora Simone com a ideia de que os alunos fossem protagonistas. 


“E ela escolheu uma obra memorável, foi um trabalho muito rico”, afirma, acrescentando que uma aluna do 7º ano se destacou porque escreveu a narrativa de um ponto de vista diferente. “Foi demais”, elogia. 


O texto escolhido foi o de Laís Andrade Morales, 13 anos. Já a animação é composta por desenhos de vários alunos, além dos de Laís. 

Para Laís, o resultado foi muito além do esperado. “Eu e minha família ficamos impactados com o que o senhor fez. Amei muito e vou deixar marcado na minha memória. Ficou muito lindo.” 


A estudante ressalta que o livro é um ícone que se passa de geração para geração e deixa um legado de amor, integridade, bondade. “O que me chamou a atenção foram os detalhes, as histórias de cada habitante de cada planeta”, disse.


Ainda conforme ela, a história é envolvente “porque nos faz viajar em cada cena”. “Quando a professora pediu a reescrita do livro, eu quis realizar como se eu fosse o próprio autor escrevendo. Estruturei a narrativa trazendo os sentimentos do autor para o próprio livro”, comenta.


Laís, assim como os outros alunos, pensou que seria um trabalho como os outros, em que entregaria e se encerraria ali. Todos ficaram surpresos quando viram que o projeto se tornou uma animação e foi parar do lado de fora da escola, com acesso a todos os interessados, via internet. 








A animação tem 8 minutos e pode ser vista no YouTube, por meio do link https://youtu.be/IjA6RV_iB9E. (Por Daniela Jacinto, da equipe do site Estudos em Sorocaba & Região)

Share by: