Bem-vindo(a)

Encontre aqui a oportunidade para mudar de vida


26122021ensinamais

18/1/2021
Ensina Mais Turma da Mônica está com 
inscrições abertas para cursos de complemento escolar


O programa educacional Ensina Mais Turma da Mônica, de Votorantim, está com matrículas abertas para as aulas de complemento escolar. São oferecidas cinco opções de cursos, voltados a estudantes com idades dos 5 aos 14 anos: Português, Matemática, Robótica, Informática e Inglês. 


Trata-se de uma rede de apoio escolar do Grupo MoveEdu, licenciada com a Turma da Mônica. As aulas são personalizadas e com muita ludicidade, para que o aprendizado ocorra de forma mais leve e divertida. É dessa forma que ocorre o complemento escolar, uma espécie de reforço, porém mais abrangente.


De acordo com a professora Fabiane Prado, que está à frente do programa educacional em Votorantim, o reforço pode ser comparado a apenas “curar uma ferida”. “Já o complemento vai além, proporcionando uma investigação sobre o que ocasionou essa ferida, para prevenirmos e evitarmos que apareça novamente”, explica.


O estudante, ao ingressar no programa Ensina Mais, passa primeiro por uma avaliação diagnóstica, para que sejam identificados os pontos que tem dificuldade e no que pode melhorar. Depois, é preparado um material didático exclusivo para ele. O que faz toda a diferença pois é individualizado, personalizado, voltado ao que ele precisa.

Fabiane comenta que tem sido grande a procura pelo programa educacional, o que atribui à pandemia. O principal problema não é exatamente o fato do ensino ter migrado do presencial para o virtual, mas o modo como acabou sendo feito. Diversos sistemas de ensino, principalmente os públicos, não seguiram a carga horária de rotina, o que acabou causando uma defasagem no aprendizado. “As aulas on-line também exigiram um apoio maior das famílias, porém a maioria dos pais trabalha e não consegue realizar o acompanhamento necessário à aprendizagem. Tem também o fato que a criança não enxerga os pais como professores, o que acabou dificultando ainda mais”, analisa a educadora.


As crianças e adolescentes estão chegando ao programa educacional de Votorantim com defasagem grande, aparentemente de cerca de 2 anos. Essa defasagem pode chegar a até 11 anos, somente em Matemática, se forem considerados não apenas a perda dos conteúdos escolares, mas também o nível que os estudantes deveriam ter alcançado na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os dados são de um estudo feito pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo e podem ser consultados no link https://is.gd/lDGoTi


Diante da séria defasagem que terá de ser encarada de frente pelas instituições escolares e as famílias, Fabiane comemora o fato do Ensina Mais conseguir com que os alunos alcancem um resultado melhor na escola. “Fazemos um acompanhamento aqui para a escola regular, o que é também extremamente importante para eles, receberem esse apoio. Estamos enxergando resultados positivos e tem sido bem bacana”, acrescenta a professora. 

De acordo com Fabiane, o Ensina Mais tem dois pontos que gosta muito, o que a motivou a optar por trabalhar com esse sistema de ensino. “A metodologia, que é híbrida, pois o aluno conta com um professor presencial de forma individualizada, mas também tem acesso à tecnologia, e o material didático, que é exclusivo para a necessidade daquele estudante. Por isso os resultados que alcança são excelentes”, comemora.


Cada curso tem a opção de duas horas a três horas semanais, sendo que a família escolhe como dividir esse tempo.


O programa oferece ainda o Portal dos Pais e um app para que a família participe de cada etapa do desenvolvimento de seus filhos. É possível acompanhar diariamente os conteúdos aprendidos e o desempenho, aula a aula.


A mensalidade custa a partir de R$ 139,90, com direito a 50% de desconto no segundo curso. Interessados podem agendar uma avaliação pedagógica gratuita e também uma aula experimental, sem custo. O Ensina Mais de Votorantim fica na rua Luiz Caetano Bernardi, 400, Parque Jataí. Telefone (15) 99140-3730. Mais informações pelo site www.ensinamais.com.br.

Quem é Fabiane Prado

 

A professora Fabiane Prado tem 46 anos e é natural de Votorantim. Formada em Pedagogia e Letras, especializada em Gestão Escolar e Gestão Empreendedora, atua na área da Educação há 28 anos. Além de estar à frente do Ensina Mais, é proprietária do cursinho Fabiane Prado, que há 14 anos prepara professores para o ingresso a concursos públicos.


Fabiane conquistou uma trajetória de respeito, que começou graças a seu pai, o sr. Mário. “Devo isso ao meu pai porque ele queria que os filhos fizessem um curso técnico e então me matriculou no magistério. Agradeço a ele tudo o que sou hoje, tudo o que tenho é devido a essa decisão que o meu pai teve.”


Recém-formada no técnico em magistério, com 19 anos Fabiane entrou no serviço público. Concursada, trabalhou durante 17 anos na Prefeitura de Votorantim. Concomitantemente conheceu João, com quem se casou, foi fazer faculdade, tornou-se mãe, tudo isso em meio a uma vida de estudos. “Costumo dizer que embaixo do meu braço sempre tinha uma criança e um livro, e foi assim que criei meus filhos, a Thalita e o Rafael”, comenta.


Fabiane também lecionou em várias escolas particulares, inclusive em Sorocaba, até que a gestão escolar apareceu em sua vida, em 2008, por meio de convite para atuar na coordenação de uma das escolas particulares que trabalhava. “Onde mais tarde assumi como diretora. Anos depois veio mais um convite, desta vez para assessorar as outras unidades do grupo”, conta.


Em meio a tudo isso, surgiu a oportunidade de iniciar um novo projeto, que foi a criação do Cursinho Votorantim, em 2007, em parceria com a professora Rosana Ferreira. “Criamos porque vimos a necessidade dos candidatos se prepararem, vimos a necessidade de preparar professores recém-formados para a prova”, comenta.


Paralelo ao cursinho, em 2012, Fabiane convidada pelo prefeito de Votorantim, à época, para atuar como diretora do Departamento de Pedagógico do município, sendo responsável pela formação de professores da rede, trabalho que realizou durante quatro anos.


A partir de 2017, passou a seguir sozinha com o cursinho, desde então conhecido como Centro Educacional Fabiane Prado. “Agreguei outros preparatórios como Enem, pré-vestibular, escolas técnicas e Libras”, diz. Com a pandemia, 80% dos participantes dos cursos preparatórios migraram para aulas virtuais e Fabiane percebeu que, tendo um espaço ocioso, poderia investir em mais cursos. Desta vez, pensou naqueles que têm dificuldade com alguns conteúdos escolares. “Com a pandemia, vi a necessidade de atender um outro público, pois passei a observar uma defasagem muito grande dos alunos, chegando a quase dois anos”, conta.


Fabiane iniciou pesquisa junto a várias franquias para encontrar uma que atendesse da melhor forma esse segmento educacional. “E encontrei o Ensina Mais Turma da Mônica, que chegava mais próximo daquilo que eu enxergo o que é a aprendizagem, pois trabalha com tecnologia, limita a poucos alunos na sala, tem ensino individualizado, recursos didáticos e lúdicos e a criança tem a oportunidade - fora todo o encantamento da Mauricio de Sousa Produções -, de avançar na aprendizagem de forma lúdica, prazerosa. Graças a Deus tem dado muito certo.” 


Vale mencionar que Fabiane foi homenageada este ano pela Câmara de Sorocaba, que lhe concedeu voto de congratulações pelo serviço de excelência que vem prestando à comunidade como professora. “Sinto uma gratidão imensa porque é um reconhecimento do meu trabalho”, afirma ela, que também recebeu homenagem de Votorantim, em 2019. (Por Daniela Jacinto, da equipe do site Estudos em Sorocaba)



CONTEÚDO RELACIONADO: Pais afirmam que apoio educacional reduziu defasagem no aprendizado

Share by: