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26/12/2021


Apoio educacional reduz defasagem no aprendizado devido à pandemia


 [publieditorial]


A perda de aprendizagem acumulada devido à pandemia é estimada em 74%. Esse é o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Unibanco e o Insper (vide site https://is.gd/vYyayM). O número impressiona, no entanto a pesquisa não fica só na constatação da realidade, ela indica três ações fundamentais, para serem aplicadas a partir do 2º semestre de 2021, para reduzir a defasagem: a promoção de maior engajamento dos estudantes com o ensino remoto; a adoção de alguma forma de ensino híbrido o mais rápido possível; e a prática de ações voltadas para a recuperação e aceleração do aprendizado e a otimização do currículo. Se essas medidas forem adotadas, as perdas podem ser reduzidas entre 35% e 40%.


Os pais que saíram à frente ao perceberem que seus filhos estavam sendo prejudicados e buscaram ajuda, estão percebendo a recuperação dos conteúdos perdidos.


O engenheiro Thiago Arantes Bracca, pai de Júlia, 8 anos, e Gabriela, 10 anos, conta que estava à procura de um ensino que complementasse os conteúdos escolares, em função da pandemia. 


“Ficou nítido que o rendimento e o interesse delas caiu muito com as aulas on-line. A gota d’água foi quando cheguei em casa e uma das meninas estava em aula, porém dormindo. Isso foi um despertar para mim.”


Thiago, que se considera um pai exigente com relação aos estudos, percebeu que o rendimento das filhas já não era mais o mesmo. “A Gabriela tem mais facilidade em estudar do que a Júlia. Quando percebi com a Gabriela que essa metodologia não estava dando certo, pensei que precisava buscar algo que complementasse.”

Ele conta que começou a pesquisar escolas para as filhas e chegou a visitar duas delas. “Vi no programa Ensina Mais Turma da Mônica um diferencial muito grande”, comenta, acrescentando que está satisfeito com a escolha, ainda mais pelo tratamento dado às meninas. “Além da metodologia da escola, que está ajudando muito, outra coisa que conta bastante é o carinho que as professoras têm por minhas filhas”, diz. 


Thiago ainda afirma que outra coisa que o cativou é a assinatura de Mauricio de Sousa Produções nesse sistema de ensino. “Sou fã desde criança. Ele já tem um nome formado, não o colocaria numa franquia que não fosse algo sério.”

Quando Júlia e Gabriela fizeram a primeira avaliação no Ensina Mais para identificar o nível de conhecimento, elas estavam abaixo do que deveriam saber para suas respectivas etapas escolares. “E até então a Gabriela se destacava na classe. Agora ela recuperou o gosto pelo conhecimento, se redescobriu como ajudante da professora. Não quer deixar de ser aquela aluna que sempre responde quando a professora pergunta”, afirma o pai. Com o apoio do Ensina Mais, Gabriela tirou 10 nas provas que teve. “Foi muito satisfatório pra mim ver o desempenho dela e também da Júlia”, acrescenta, todo orgulhoso.


Admirado ainda com todo o resultado alcançado nas aulas de Português e Matemática, Thiago disse que já está planejando a rematrícula das filhas e pretende adicionar mais cursos. “Além de oferecer uma estrutura muito boa e ter preço acessível, minhas filhas estão satisfeitas e gostam de ir. Isso me faz querer manter. Em time que está ganhando não se mexe.”

A advogada Vitória Germignani também está satisfeita com o programa educacional. Ela conta que sua filha Lorena, de 6 anos, estudava em escola particular no começo da pandemia, mas a escola parou e na sequência começaram as aulas on-line. “Acontece que tenho mais duas crianças e a Fabiane é minha conhecida, sei da reputação dela no ramo da Educação, e como não poderia dar atenção exclusiva para a Lorena, coloquei para reforçar as aulas de Português e Matemática.”


Na opinião da advogada, a pandemia deixou o ensino muito ruim, defasado, principalmente na rede pública, em que sua filha tinha aulas apenas uma vez por semana.


Vitória estava preocupada pois a filha iria para o 1º ano do ensino fundamental, porém não sabia nem escrever o próprio nome. “Em um mês, a Lorena já estava escrevendo o nome. Minha filha passou a vir pra casa falando das sílabas, das continhas… 


Agora ela escreve cartas, com nossa ajuda, mas foi uma baita evolução. Vi que começou a gostar de aprender, então coloquei em mais cursos”, afirma.


Lorena passou a fazer também Robótica e Inglês. “Sobre as aulas de Robótica, notei que as crianças aprendem a organizar melhor as coisas e também ajudam a tirar aquela visão de que escola é algo maçante.”


A partir das aulas de inglês, Vitória percebeu que a filha estava com dificuldade na fala e a levou para atendimento de fonoaudiologia. “Pra mim essa escola é perfeita, deveria atender integralmente e não apenas complemento.” 

Luana Madelon Bezerra da Silva Santos, empresária, também está feliz com os resultados alcançados por seu filho com a ajuda do Ensina Mais. Ela afirma que matriculou Antonio Lucas, 11 anos, por conta da pandemia. “As escolas ficaram durante esses quase dois anos só nas aulas on-line e ele tinha dificuldade de acompanhar as matérias, principalmente Português e Matemática.”


Durante esse tempo no Ensina Mais, Luana viu muita evolução no aprendizado de Antonio Lucas. “Ele já não me pergunta tanto quando está fazendo as lições de casa, está mais fácil pra ele resolver sozinho”, diz.


Sobre a unidade de ensino levar o nome da Turma da Mônica, Luana considera isso um diferencial. “Os desenhos e tudo mais chama a atenção sim, pois ele ficou muito animado em fazer parte dessa escola.”


Ainda de acordo com a empresária, a equipe da escola é muito atenciosa e prática. “Eu não tenho problemas com isso, sempre que ele não consegue ir nas aulas normais por algum motivo, tem reposição.”


Igualmente a professora Lívia Painelli, mãe da Luísa, 11 anos, e da Manoela, 8 anos, afirma que decidiu matricular as meninas no Ensina Mais num momento de pandemia, em que elas tinham apenas uma hora de aula por dia, durante quatro dias da semana. “Então eu senti que precisavam de algo a mais. O que eu sabia é que o conteúdo estava defasado em relação ao que deveriam aprender, então coloquei no reforço para o aprendizado delas não estar tão comprometido”, comenta.


Lívia notou que Luísa e Manoela tinham dúvidas, principalmente em Matemática. “O Ensina Mais ajudou muito, fez diferença para aprenderem e terem contato com um professor, o que não estava acontecendo na escola. Elas também passaram a ter contato com outras crianças, desenvolver a socialização e tudo o mais. Para nós foi muito importante esse momento e fez diferença na parte do desenvolvimento delas”.


Ainda de acordo com Lívia, o fato do ensino ser atrelado à Turma da Mônica ajudou pois as crianças gostam de coisas lúdicas. “Lá tem uma sala de leitura com gibis à disposição, elas levam pra casa e isso aumentou muito a leitura das minhas filhas. Quando as aulas retornaram, a Luísa e a Manoela conseguiram acompanhar bem o conteúdo escolar. Antes de alguma prova, elas levavam as lições da escola no Ensina Mais para fazerem uma revisão, o que ajudou a terem maior facilidade para as avaliações.” (Por Daniela Jacinto, da equipe do site Estudos em Sorocaba & Região)



CONTEÚDO RELACIONADO: Ensina Mais Turma da Mônica está com inscrições abertas para cursos de complemento escolar 

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