26/12/2021
Apoio educacional reduz defasagem no aprendizado devido à pandemia
[publieditorial]
A perda de aprendizagem acumulada devido à pandemia é estimada em 74%. Esse é o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Unibanco e o Insper (vide site https://is.gd/vYyayM). O número impressiona, no entanto a pesquisa não fica só na constatação da realidade, ela indica três ações fundamentais, para serem aplicadas a partir do 2º semestre de 2021, para reduzir a defasagem: a promoção de maior engajamento dos estudantes com o ensino remoto; a adoção de alguma forma de ensino híbrido o mais rápido possível; e a prática de ações voltadas para a recuperação e aceleração do aprendizado e a otimização do currículo. Se essas medidas forem adotadas, as perdas podem ser reduzidas entre 35% e 40%.
Os pais que saíram à frente ao perceberem que seus filhos estavam sendo prejudicados e buscaram ajuda, estão percebendo a recuperação dos conteúdos perdidos.
O engenheiro Thiago Arantes Bracca, pai de Júlia, 8 anos, e Gabriela, 10 anos, conta que estava à procura de um ensino que complementasse os conteúdos escolares, em função da pandemia.
“Ficou nítido que o rendimento e o interesse delas caiu muito com as aulas on-line. A gota d’água foi quando cheguei em casa e uma das meninas estava em aula, porém dormindo. Isso foi um despertar para mim.”
Thiago, que se considera um pai exigente com relação aos estudos, percebeu que o rendimento das filhas já não era mais o mesmo. “A Gabriela tem mais facilidade em estudar do que a Júlia. Quando percebi com a Gabriela que essa metodologia não estava dando certo, pensei que precisava buscar algo que complementasse.”